WORKSHOPS E PALESTRAS

Atualmente, levo para dentro das empresas os workshops e palestras. As histórias com origamis são dimensionadas para o ambiente corporativo com o intuito de informar com leveza, consciência e arte. Ao promover atitudes positivas em prol de uma convivência harmoniosa com outras pessoas por meio da narração de histórias e dos relatos das experiências de cada um, é possível concluir que contar histórias traz inúmeras contribuições de ordem motora, intelectual e afetiva.

A promoção da qualidade de vida das pessoas torna-se imprescindível para a realização de metas dentro das empresas.

As atividades promovem a conscientização das pessoas sobre padrões positivos de comportamento no ambiente em que vivemos a partir de uma arte, desenvolve a reflexão, concentração, comunicação e o trabalho em equipe; minimiza o estresse , falhas na comunicação e situações adversas; valoriza o espaço compartilhado em que é possível construir relações humanas e sociais. Além de tudo isso, as pessoas reconhecem a importância e responsabilidade do indivíduo no bem-estar coletivo.

Algumas das empresas já atendidas:
– HOSPITAL ALBERT EINSTEIN
– UNIMED [SÃO PAULO E ASSIS]
– INSTITUTO NEXTEL
– SUMITOMO CHEMICAL
– ITAÚ
– SABESP

Workshops para adultos:
Os origamis para a contação de histórias na Educação Infantil auxiliam o educador com a ludicidade, criatividade e imaginação e, assim, incentivar o gosto pela leitura.

O intuito é mostrar as possibilidades de utilização da história para a educação infantil usando como recurso a arte de dobrar papel como uma forma de sensibilização para a leitura de livros infantojuvenis.

O origami é um recurso de fácil acesso e poderá ser aplicado no plano de aula, criando projetos de contação de histórias, como um recurso pedagógico e lúdico de incentivo à leitura.

Quando um educador decide trabalhar com literatura infantojuvenil e ferramentas auxiliares, ele deverá explorar os recursos de incentivo para a leitura e construir um percurso de desenvolvimento e aprendizado com o material de trabalho.

Alguns temas dos workshops para educadores e adultos interessados no assnto:

WORKSHOP HISTÓRIAS CONTADAS COM ORIGAMIS
A proposta deste workshop é mostrar que o origami pode ser um recurso pedagógico, lúdico e acessível para a narração de histórias. A prática do origami entre várias características propicia o desenvolvimento da coordenação motora e da noção espacial. Os participantes terão a oportunidade de conhecer as possibilidades do uso dos origamis agregando a esse exercício a contação de histórias. O encontro é prático, com dinâmica e vivência.
Duração: 4 horas [com intervalo]

WORKSHOP A ARTE DOS ORIGAMIS E DAS HISTÓRIAS
O intuito é conhecer-se a si mesmo por meio da narrativa e da atividade artística terapêutica e mostrar as possibilidades de utilização de duas artes: narração de histórias e o origami (dobrar o papel) para promover atitudes positivas em prol de um autoconhecimento, uma convivência harmoniosa com outras pessoas por meio de uma atividade manual artística e terapêutica: os origamis e as histórias para a realização de dinâmicas.
Duração: 4 horas (ou 8 horas) [com intervalo]

PAPÉIS DA MEMÓRIA: WORKSHOP DE ORIGAMIS COM ESTÓRIAS NARRADAS E FOTOGRAFADAS
Estimular os participantes, por meio de narração de histórias, experiências lúdicas e criação de origamis, a acessar e a compartilhar suas memórias. Todas atividades serão criadas com base nos contos e nas fotografias do livro “Catálogo de perdas”.
Duração: 3 horas [com intervalo]
COM IRENE TANABE E JULIANA CARRASCOZA [fotógrafa e co-autora do livro]

OFICINA HISTÓRIAS CONTADAS COM ORIGAMIS – MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Venham dobrar papel, ouvir histórias e fazer parte desse imenso universo do imaginário e da criatividade! As histórias serão norteadas por temas socioambientais e a ideia é sensibilizar professores, contadores de histórias e educadores ambientais com brincadeiras, jogos, dinâmicas e conteúdos de maneira lúdica. A proposta é reutilizar papéis de jornal e revistas para dobrar origamis e tratar do assunto da sustentabilidade.
Duração: 3 horas [com intervalo]

Se houver interesse por uma das atividades acima, por favor, entre em contato:

Anúncios