oficinas para crianças

Brincar é essencial para o desenvolvimento de uma criança e o valor da brincadeira não pode ser subestimado. A partir da construção de objetos de papel por meio de histórias e brinquedos de papéis, os adultos (sejam os pais, avós ou responsáveis) se aproximam das crianças e criam laços de comunicação e de afeto.

Enquanto um adulto vê apenas uma criança dobrando papel, para o pequeno aquilo significa experimentar as possibilidades de construir e conhecer novas cores, formatos e texturas. Participar da brincadeira dos filhos também dá uma vantagem aos pais: conhecê-los melhor. Como a criança se expressa brincando, os pais observadores descobriram as vulnerabilidades e os pontos fortes de seus filhos. Brincar juntos aumenta o grau de confiança e o vínculo entre pais e filhos.

Conheça algumas das oficinas que costumo ministrar para crianças com seus acompanhantes (avós, pais, tios, babás, primas e quem mais quiser participar junto com a criançada):

 
OFICINA DE HISTÓRIAS DOBRADAS – Vamos aproveitar para brincar com as histórias e aprender a fazer origamis. Nessa oficina, as crianças e adultos aprenderão a fazer dobraduras de papel acompanhadas de histórias. Os participantes aprendem de maneira lúdica e divertida a medida que a história vai sendo contada.
Duração: 1 hora

OFICINA DE BRINQUEDOS DE PAPEL – Que tal fugir um pouco da rotina e brincar com a garotada montando brinquedos de papel? Com um simples quadrado ou retângulo de papel é possível criar divertidos brinquedos de origamis. A proposta desta atividade é mostrar que o origami pode ser um recurso para alegrar as crianças. Iremos trabalhar com materiais de fácil acesso, uma vez que o papel utilizado não precisa ser especial.
Duração: 1 hora

OFICINA DE ORIGAMIS – MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE – Transformaremos a prática do origami em momentos agradáveis. De maneira lúdica, por meio de brincadeiras, jogos e dinâmicas, trataremos do tema meio ambiente e sustentabilidade. A ideia é sensibilizar e possibilitar a reflexão sobre a importância de seu papel como cidadão. A proposta é reutilizar papéis de jornal e revistas para dobrar origamis.
Duração: 1 hora